Amigos do parque

O que é a rede de Amigos do Parque?
A rede é um grupo informal de cidadãos e organizações de Santo Tirso que acompanham a construção do parque e participam de uma forma interativa, voluntária e "exclusiva" nas atividades do parque.

Qual o objetivo da rede de Amigos do Parque? 
O objetivo de rede é criar uma comunidade que se envolve ativamente na gestão do parque de forma a valorizar o local e a sua apropriação desde o primeiro dia.

Onde fica o Parque? 
O local de intervenção dos Amigos do Parque é no Vale da ribeira do Matadouro. Esta ribeira, afluente da margem esquerda do Rio Ave, é uma área ambientalmente sensível que se integra na estrutura ecológica urbana. É uma zona acidentada e com declives acentuados. A encosta da margem esquerda da Ribeira do Matadouro, voltada a nascente, termina no centro cívico da cidade de Santo Tirso. A margem oposta, com declives menos acentuados e voltada a poente, é delimitada pela variante à EN 105.

Que atividades poderá a rede de Amigos do Parque dinamizar e realizar?
 Os voluntários podem desenvolver visitas guiadas, eventos desportivos e ambientais, limpezas de lixo, erradicação de infestantes, plantação de árvores, piqueniques e jogos, oficinas de trabalhos manuais e jardinagem, ações de fiscalização, entre outras.

Quem é que pode fazer parte da rede de Amigos do Parque? 
Todos os cidadãos e organizações locais (escolas, empresas, coletividades, grupos de jovens, entusiastas de caminhadas e bicicleta, associações de moradores, etc.) interessados em melhorar e usufruir dos espaços verdes de Santo Tirso são bem-vindos.

Qual o papel dos Amigos do Parque? 
Os Amigos do Parque conhecem as potencialidades do parque, desenvolverem as suas competências, participam no programa de atividades no parque e criam as suas próprias agendas de intervenção, exploração lúdica e formativa da paisagem urbana.

Porquê ser Amigo do Parque? É uma oportunidade para:
  • Participar ativamente na vida da comunidade, doando o seu tempo e talento; 
  • Contribuir para um espaço verde limpo, seguro e de qualidade para todos desfrutarem; 
  • Promover a biodiversidade municipal; 
  • Fazer exercício físico ao ar livre; 
  • Aprender; 
  • Conhecer novas pessoas; e 
  • Divertir-se. 
O que tem de fazer para se tornar Amigo do Parque? Só precisa de preencher o formulário de adesão e aguardar resposta do promotor do projecto. Se tiver dúvidas ligue para [252 856 345] ou envie um e-mail para [inventaracidade@gmail.com].

Como vai funcionar a comunicação da rede de Amigos do Parque? O sítio de Inventar a Cidade vai será o meio privilegiado para comunicar com os elementos da rede de Amigos do Parque. De igual modo, existe um espaço na rede social Facebook que divulgará o programa de atividades do parque e outras iniciativas de interesse para os Amigos do Parque.

Quando começou o projeto? A 17 de Dezembro de 2011, o projeto do parque urbano do Vale da ribeira do Matadouro foi apresentado publicamente no Fórum da Agenda 21 Local de Santo Tirso.

Qual o papel da autarquia neste projeto? A autarquia vai atuar neste projeto essencialmente como facilitadora do projeto, numa lógica de governança participativa e não de promotora de eventos.